terça-feira, 10 de janeiro de 2012

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Tutorial Jatos/ Jet Tutorial

Este é o primeiro assunto de uma série sobre como pilotar veículos aéreos em Battlefield 3: como usar os jatos com máxima eficiência, ao usar manobras eficazes, boas especializações, determinar os alvos a serem escolhidos e até mesmo como fazer aterrissagens de emergência!

1.1-Regras Básicas

 Antes de começar a voar, você deve ter uma máxima sempre em mente: sobrebiver. Não importa se existe um transporte com 5 inimigos dentro e você tem todas as chances de destruí-lo, se existir um helicóptero de ataque ou um outro jato nas redondezas, sua prioridade deve ser acabar com estes alvos primeiro. Em mapas como Wake Island, por exemplo, sobrebivência é essencial, pois não se sabe quando o inimigo pode capturar seu aeroporto, o que impossibilita a aquisição de um novo jato caso você seja abatido.
 Outra regra, que envolve A Máxima, é saber desistir de um alvo antes que seja tarde demais. Darei 1 exemplo que sempre acontece. Além disso, é onde eu mais vejo erros, e é quando você está atrás de um caça inimigo e surge um outro atrás de você durante a perseguição. É só lembrar da Máxima e ver que você terá maiores chances de sobrebivência caso você desista da perseguição e comece a focar na fuga. 


2-Os primeiros momentos de um voo

2.1-A decolagem

 Quando você estiver no início de um round, use as setas e se prepare para apertar a tecla 'Enter'. Quando os jatos nascerem, utilize rapidamente as setas para ir no que está mais abaixo e aperte 'Enter'. Essa é a forma mais eficaz de garantir um assento.
 Não se importe muito em usar o pós-combustor(afterburner, o "sprint" do jato), ele não faz muita diferença na decolagem. Dependendo do mapa e do lado em que você está, a próxima ação irá mudar. Em mapas como Caspian Border por exemplo, sua ação será ficar o mais próximo do chão se você estiver no lado americano, e o mais alto possível caso você esteja do lado russo. Isso se deve ao fato da posição do sol nesse mapa estar na direção dos russsos, o que deixa mais difícil para um americano adquirir um alvo e acertá-lo com precisão. A regra básica é: se você estiver do lado do sol, voe alto; caso contrário, voe baixo para evitar ser pego. O próximo passo será perseguir o jato adversário.


Aviso: Este guia não irá te ensinar o movimento dos jatos. Cabe a você entrar em um servidor vazio e experimentar os controles.  


3-Confrontos

3.1-Confronto jato-jato

 Muitas vezes você consegue ficar atrás de um jato sem que ele perceba. Entetanto, é comum que vocês dois comecem a ir um em direção do outro, o que normalmente acaba em uma batida. O que você deve fazer nesses momentos é apertar o freio, já que isso vai diminuir o raio da sua curva e começar a meia volta antes que o seu oponente passe por você. A curva pode ser para qualquer lado, preferencialmente com você indo paro o chão primeiro, já que é o mais inesperado.
 Ao ficar na cola dele, não deixe ele sair do seu campo de visão. Use a 3ª da pessoa para facilitar isso. Caso ele faça curvas, freie de novo para que você não o ultrapasse e para que você também tenha melhores chances de não perder. A minha preferência é pelos canhões do jato, já que eles deixam o oponente menos assustado e tem a chance de acabar com o inimigo em uma pequena rajada. Caso só exista um oponente, destrua o veículo completamente, mas se existir um outro jato na sua cola, assim que você desabilitar o adversário, fuja.
 O pior dos casos é quando existe apenas um adversário atrás de você, pois se existem dois ou até três, eles devem mais é se preocupar em não bater um no outro. Quando só existir um, você deve apertar o freio e fazer as curvas mais fechadas possíveis, para que ele te perca. Caso isso não seja suficiente, já que ambos podem ficar fazendo círculos, a melhor aposta é simplesmente começar a ir na direção do chão e quando você estiver em um voo rasante, uso o pós-combustor para ganhar espaço e depois volte para a área. Com sorte, o seu adversário pode estar ainda tentando achar você.

 Lembre-se: Quanto menor a sua velocidade, menor o raio da sua volta. Um erro comum é ver seu adversário usar o pós-combustor. 


3.2-Confrontos contra helicópteros

 Helicópteros em geral são a sua segunda prioridade. Os de ataque são os mais perigosos, e por isso você deve ter uma estratégia só para eles.
 Nunca vá cara-a-cara com eles, o atirador deles podem acabar com seu jato e o piloto pode lançar mísseis ar-ar na ultima hora. A sua melhor chance para acabar com eles o mais rápido possível é ir pelos lados deles, já que isso vai dar uma área visível maior, dando a você mais acertos com os seus canhões.
 Alternativamente, você pode ir pelas costas deles. Isso vai exigir mais precisão já que a área disponível para você acertar vai ser melhor.
 Os de transporte são mais resistentes, então você irá precisar de no mínimo duas passadas.
 Lembre-se de sempre sair do caminho antes que você bata neles.


3.3-Alvos terrestres

 Como sempre, vá no que seja mais perigoso para você primeiro: anti-aéreas móveis, já que as fixas são indestrutíveis. A sua melhor chance é vir em um ângulo de 45°, ja que em um muito pequeno você vira um alvo fácil e em um muito grande você pode bater no chão. Use as suas armas secundárias(Mísseis guiados/foguetes) e quando elas acabarem, use os seus canhões, se ainda tiver tempo. Lembre-se de calcular bem o tempo que você tem antes de bater no chão. Tanques são mais resistentes, sendo que para desabilitá-los são necessários dois mísseis guiados sem o laser, enquanto APCs e anti-aéreas só é necessário um.
 Combater infantaria é muito difícil. O melhor jato para isso é o F-35, que terá uma parte especial neste tutorial.
 

4-As emergências

4.1- Mísseis, SOFLAMs

 Quando você não tem a assistência de Flares, a sua última esperança é tentar desviar do míssil. Se você sabe de onde ele veio, vá imediatamente nessa direção, já que eles não podem virar mais de 180°. Reze para que ele passe direto por você.
 SOFLAMs já são outra história. Quando acontece de você encontrar um no campo de batalha, você com certeza vai cair no mínimo uma vez. O que você deve fazer é desabilitar os flares e habilitar o ECM, a especialização menos usada no jogo. Quando ele for ativado, você tem 5 segundos para escapar do SOFLAM. Use bem esse tempo


4.2-Aterrisagem de emergência


 O sucesso disso depende muito do mapa em que você está. Caspian Border é perfeito já que existem várias áreas vazias e planas. Você primeiro deve saber como aterrisar normalmente(vá treinar em um servidor vazio!).
 Ao ser desabilitado, você deve ficar o mais perto possível do solo. Quando fizer isso, pressione o freio até você ouvir o trem de pouso descer e aí faça contato com o chão. Não fique muito tempo no ar com o trem de pouso ativo e o freio também pois você vai começar a descer muito devagar e vai demorar muito tempo, tempo que você não tem. Já que quando você toca o chão o avião para muito rápido, você terá mais chances de sobrebivência. Não vá em um angulo superior a 15° ou você vai explodir.
 Assim que o avião quase parar ou parar totalmente, saia e o conserte o mais rápido possível. Se você estiver em uma área além do normal para a infantaria, entre rapidamente no avião para recomeçar a contagem. 


5- As suas armas e especializações

5.1-O canhão

 A arma mais eficiente do seu jato. É bem fácil de mirar: no seu HUD(aquele visor verde) existe bem perto daquele ponto central do jato uma 'mira' que fica se movimentando sempre. Esse movimento depende do próprio movimento do seu jato. Ela diz  onde você vai acertar. Entetanto, você deve contar com o movimento do adversário, e por isso deve mirar, muitas vezes, onde ele vai estar em pouco tempo(0,5 segundos por exemplo). Lember-se de soltar rajadas, pois nem todos os seus tiros serão no alvo e você tem que estar sempre com ele carregado.

5.2-Mísseis ar-ar

 Sua utilização é bem simples e é a primeira arma a ser desbloqueada. Simplesmente espere ouvir o 'beep' contínuo quando você estiver mirando e atire somente um. O outro você vai deixar para o próximo tiro pois seu oponente provavelmente usa flares e quando você atirar o segundo, após mirar de novo, eles não terão recarregado ainda. Isso vai desabilitar o seu oponente na maioria dos casos. Lembre-se de usar o seu canhão se os dois estiverem recarregando e volte a usá-los quando você ouvir aquele barulho de recarregamente específico.

5.3-Foguetes não-guiados

 Praticamente só bons contra alvos terrestres, esses mísseis podem ser recarregados manualmente. Combine o uso deles com os canhões para eficiência máxima  

5.4-Míssil guiado

 Na minha opinião, a melhor arma do jato, pois pode ser usado contra qualquer alvo, dependendo de certas condições, e é usado principalmente contra alvos terrestres. A sua câmera embaixo do jato permite que você veja o que está se passando no solo sem que você perca altitude. Combine isso com miras a laser e você tem a arma mais mortal do jogo: destrói tanques com um tiro, pode ser usado contra alvos aéreos e desabilita AMTRACs com um tiro.



5.5-Abaixo do Radar

 Essa é uma especialização permanente: sempre está com você. Muitos até esquecem que a tem ou a ignoram porque não sabem como ela funciona. Quando você está muito próximo do solo(não é necessáriamente em uma altitude baixa, pois você pode estar em uma montanha que isso ainda vai funcionar), as armas ar-ar do seu inimigo não irão poder travar em você. Isso é útil quando você está sem flares ou quando você não sabe se quem está travando em você é um Stinger ou uma aeronave. Caso o bipe pare, tome cuidado pois pode ter um jato atrás de você.
 Note que ir para uma baixa altitude pode ajudar a quebrar a trava de mísseis terrestres também, pois algo pode ter ficado entre você o lançador por um tempo determinado. Se você estiver enfrentando um adversário que está confiando muito no Radar Aéreo, voe baixo pois assim a sua assinatura desaparece

5.6-Stealth

 Uma das melhores no caso dos jatos, essa especialização aumenta o tempo de travamento de armas guiadas, dando tempo para você fugir ou te dando aqueles últimos segundos para seus flares recarregarem. Também te deixa 'spottado' menos tempo, o que é essencial em um combate aéreo, como será visto mais tarde.

5.7-Belt Speed

 Quase inútil no caso dos jatos se você tiver uma boa disciplina no gatilho, essa especialização diminui o tempo que os seus canhões ficarão inutilizados caso você aperte o gatilho demais

5.8-Proximity Scan

 Um bom olho substitui qualquer radar. Além disso, a área que ele cobre é pequena.

5.9-Radar Aéreo  

   Um bom olho substitui qualquer radar². Simplesmente um Proximity Scan específco para alvos aéreos e com maior área de cobertura. Caso você preste atenção nas suas redondezas, como será visto mais tarde, você pode ignorar essas duas últimas especializações

5.10-Mantenimento

 O seu avião se consertará automaticamente com o tempo, isso aí só diminui o tempo e aumenta a eficiência do conserto. Só irá salvar alguns segundos da sua vida e, além disso, serve para resolver a cagada que aconteceu porque você ou não estava usando Stealth ou porque foi descuidado.

5.11-Beam Scanning

 Diminui o tempo que o seu Míssil guiado ou Mísseis ar-ar terão para travar nos alvos. Com um bom espaçamento e estratégia, essa especialização pode ser ignorada
   



5.12-Flares

 Simples: quando você ouvir aquele barulho de míssil vindo, aperte X. Não aperte quando ouvir o beep contínuo pois muitos jogadores experientes esperam que você use os flares antes para que você fique indefeso e eles conservem munição. Se estiver indo de frente contra helicópteros de ataque, aperte X assim que ouvir o beep contínuo, já que ele pode lançar na última hora.

5.13-ECM

 Melhor que os Flares somente quando um SOFLAM ou alguem com Laser Painter estiver na área, essa Spec não deixa que qualquer coisa trave em você.

5.14-Extinguisher

 Serve para consertar o seu avião. Útil somente para se você estiver enfrentando alguem bom com os canhões das anti-aéreas. Do contrário, serve somente para consertar a cagada que você fez por não usar Flares ou ECM.


-Alguns macetes

6.1-A 3ª pessoa

 A 3ª pessoa é útil pois aumenta o seu campo de visão. Útil para quando você estiver vasculhando alvos terrestres ou se estiver numa batalha aérea e precisar de uma boa visão do seu adversário.

6.2-Mapas

 Aperte N para aumentar a cobertura do seu mapa. Isso é útil em um jato pois não é preciso de muito detalhe no mapa quando se está num jato e a cobertura maior permite que você saiba onde estão os outros inimigos com maior facilidade. É uma maravilha quando um jato inimigo está atrás de você, atira os canhões e erra, pois você sabe onde ele está sem ter sofrido dano.

6.3-Voo em linha reta

 Não faça isso. O seu padrão de voo fica muito previsível e fica muito fácil para alguém te acertar. Voe em Zig-Zag, a não ser que você esteja fugindo da trava de um Stinger.

6.4-Spottando os seus alvos

 Sempre que você encontrar um alvo, aperte Q. Isso torna mais fácil encontrá-lo caso você o perca de vista já que você pode se guiar pelo mapa.                                                                                           
 

7-Os tipos de jatos

7.1-O caça

É o tipo do Su-35 e do F-18. Ágil, canhões fracos e resistência mediana.  

7.2-Aviões de ataque

É o tipo do A-10 e do Su-25. Não possui pós-combustores, canhões poderosos e alta resistência.

7.3- O F-35

É o jato menos manobrável do jogo. Mantenha sua velocidade sempre em 290 caso você entre um combate aéreo e tente usar o modo hover se o jato estiver muito próximo de você, para que ele passe direto. Seus canhões são medianos e sua resistência é baixa. O modo hover é bom para ser usado contra infantaria, só não fique muito tempo nele pois alguém eventualmente irá atirar contra você.                 
 

8-Bons combos de especializações

Flares+Stealth+Guided Missiles -Multi-uso
Flares+Air Radar+Infrared Missiles -Destruidor de alvos aéreos
Flares+Beam Scanning+Guided Missiles-Destruidor de alvos terrestres(bom nos aviões de ataque)             


F0nte: Brs-Clan / Creditos: MidnightRider00






















































































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